O PHP hypertext preprocessor é uma linguagem de programação versátil, utilizada no mundo todo para criar desde simples sites dinâmicos até aplicações web complexas. Como linguagem interpretada, ele opera no lado do servidor, permitindo que os desenvolvedores incorporem eficientemente códigos dinâmicos diretamente nas páginas web. Essa característica fundamental possibilita a criação de sites interativos e personalizados, adaptados às necessidades específicas dos usuários. O HTTP é a base para que o cliente e um servidor web troquem informações. Ele permite a requisição e a resposta de recursos, como imagens, arquivos e as próprias páginas webs que acessamos, por meio de mensagens padronizadas. Além disso, a linguagem PHP permite que os desenvolvedores integrem cálculos, bancos de dados, formulários e diversas outras funcionalidades diretamente nas páginas web.

  • Ele é de código aberto e pode ser usado sem nenhum conhecimento de programação.
  • Sua sintaxe (regras da lógica de programação) tem padrões fáceis de memorizar e entender.
  • Nesse curso, utilizaremos a versão 7.3.4, a mais recente na data da gravação.
  • Por isso, é importante utilizar uma linguagem que ofereça essa característica para garantir a estabilidade da aplicação.
  • Portanto, se você conhece bem o PHP e se sente a vontade com essa linguagem, existe então uma biblioteca chamada PHP-GTK que lhe permite fazer sistemas e aplicações para desktop utilizando o PHP.

Para quem não tem tanto conhecimento sobre as linguagens de programação, é comum a dúvida sobre o que é PHP. Hoje, é possível dizer que ela é uma das mais valorizadas, especialmente para sites, blogs e outros canais da web. Trata-se de uma linguagem altamente popular devido à sua natureza de código aberto e suas funcionalidades versáteis.

Versão 8.0 – novembro de 2020

A linguagem PHP é compatível com os principais bancos de dados, como MySQL, SQLite, Firebird, Interbase e Oracle. Em 1995, Rasmus então liberou o código fonte do PHP Tools para o público geral. Dessa forma, abriu-se as portas para que ideias de outros desenvolvedores pudessem mexer e otimizar a estrutura do código-fonte livremente. https://ricardonryx26848.ka-blogs.com/79458814/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego Enquanto o PHP é mais voltado para o desenvolvimento back-end, o JavaScript permite criar aplicações full-stack. A escolha entre eles depende dos objetivos e requisitos específicos do projeto. A comunidade do PHP é muito ampla e com certeza não faltará conteúdo para você estudar e começar a desenvolver seus próprios sistemas Web.

  • Trata-se de conjuntos de instruções via código que funcionam muito bem para automatizar tarefas.
  • Por ser uma linguagem de fácil aprendizado, o PHP é ideal para programadores que estão ingressando no desenvolvimento web.
  • PHP 5, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3 e 7.4 são versões mais antigas do PHP que chegaram ao fim de sua vida útil.

É bom lembrar que grandes e-commerces são desenvolvidos nessas plataformas. Dito isso, vamos conhecer um pouco da história dessa linguagem e algumas curiosidades dela. Somos mais do que uma software house; somos um facilitador de transformações digitais, proporcionando aos nossos clientes a vantagem competitiva necessária em um mundo digital em constante evolução. Com isso, o PHP garante uma comunicação segura entre o servidor e o cliente.

Hospedagem para aplicativos WordPress ou baseados em PHP

Como no Windows o processo de instalação é um pouco diferente, vamos acompanhá-lo nesse vídeo. Nesse curso, utilizaremos a versão 7.3.4, a mais recente na data da gravação. Se no momento que você estiver assistindo ao vídeo já existir uma versão mais nova, você poderá utilizá-la sem problemas, desde que ela seja a versão 7. Nesse curso de PHP da Alura, você conhecerá um pouco melhor como o PHP funciona por baixo dos panos.

E até mesmo pode haver a disponibilidade de hospedagem de sites grátis para PHP, para caso seu orçamento esteja apertado no seu novo projeto. Em 1997, dois programadores reformularam os códigos do PHP e lançaram o PHP 3, mudando o nome de Personal Home Page, para PHP Hypertext Preprocessor, como falamos acima. Essa versão contou com a primeira forma de recursos de orientações a objetos. Apesar do desenvolvimento do PHP ser focado nos scripts do lado do servidor, você pode fazer muito mais com ele. Operando no modelo cliente-servidor, o HTTP utiliza métodos, cabeçalhos e URIs para estruturar solicitações e respostas, garantindo uma comunicação padronizada.